No
âmbito do projeto “Interrogar a Ciência”, envolvemos a turma do 5.º G, da
Escola Básica de Ribeirão, na leitura e análise do livro de cariz científico "Darwin aos Tiros e
outras histórias de ciência", de Carlos Fiolhais e David Marçal.
Esta
iniciativa envolve as áreas disciplinares de Ciências da Natureza, Estudo
Acompanhado, Língua Portuguesa e Matemática, verificando-se, por parte dos
alunos, uma postura exemplar frente a todas as diferentes propostas de
atividades.
A
turma foi dividida em oito grupos de trabalho e, paralelamente, foram
escolhidos oito textos do livro, pelos docentes. Cada grupo analisou
detalhadamente o texto que lhe foi atribuído e, de seguida, reescreveu-o com
linguagem simplificada. Simultâneamente, foi também desenvolvido um glossário
com todos os vocábulos de índole científica que se afiguraram como sendo de
difícil compreensão, para os discentes. Uma vez que em todos os textos eleitos se
destacava uma individualidade da ciência, foram também elaboradas algumas
biografias, relacionadas com os cientistas em questão.
Como
complemento de toda esta envolvência, tem vindo a ser construído um
borboletário em que se poderá observar a evolução da espécie Papilio machaon e que, de uma forma
genérica, vai ao encontro do conteúdo dos textos analisados.
Este
trabalho tem, como prazo de implementação, o terceiro período.
O
presente blogue tem como finalidade evidenciar os trabalhos realizados e os
resultados obtidos, bem como a evolução verificada no desenvolvimento dos mesmos.